A Praça das Artes, Cultura e Memória, no Pelourinho, ganhará o nome de Neguinho do Samba, músico baiano que entrou para a história ao popularizar o termo samba-reggae e um dos principais integrantes do Olodum. Ele morreu aos 54 anos, em 31 de outubro de 2009. A medida foi aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A iniciativa foi um reconhecimento do Estado ao papel histórico de Neguinho, nascido Antônio Luís Alves de Souza.
“A medida busca reconhecer e perpetuar a trajetória artística e sociocultural do mestre Neguinho do Samba, cuja obra marcou de forma decisiva a identidade cultural de Salvador e da Bahia”, disse o deputado Rosemberg Pinto (PT), relator da proposta, que tramitava desde a semana passada em regime de urgência. Numa votação simbólica, a oposição pediu o registro de voto contrário.
Por 11 anos, na década de 1970, Neguinho foi diretor de bateria e compositor do primeiro bloco afro do carnaval baiano, o Ilê Aiyê, do qual foi um dos fundadores. O artista era tratado por seus admiradores com muito respeito e reverência.
Em 1996, Neguinho liderou o Olodum no videoclipe de Michael Jackson, com a canção They Don’t Care About Us, filmado por Spike Lee no Pelourinho. Neguinho também gravou com Paul Simon, importante cantor e compositor norte-americano.
(Foto: Reprodução)


