Nos meses em que o turismo de Sol e Praia não são os mais procurados, entre o outono e o inverno, a Bahia atrai visitantes com alternativas diversas, como o turismo esportivo e o agronegócio. A exemplo, no último sábado, o Rio Paraguaçu e a Baía de Todos-os-Santos foram cenários da 3ª edição do Desafio Yacht 40 km, com participação de 145 atletas, representando todas as regiões do país, uma iniciativa do Yacht Clube da Bahia (YCB).
A prova de canoagem, em diversas categorias, começou no Terminal Turístico de Cachoeira e terminou na Base Náutica de Salinas da Margarida, no Recôncavo baiano. “A prova valoriza o Recôncavo, conectando esporte, cultura e lazer. A participação de atletas de fora da Bahia reforça o seu potencial turístico. Por isso, o apoio da Setur-BA foi essencial para viabilizar o evento”, destacou o comodoro do YCB, Ricardo Dantas.
Além das águas, o turismo esportivo também engloba as artes marciais. A cidade de Alagoinhas, na zona turística Caminhos do Sertão, sediou o Campeonato Baiano de Karatê Shotokan, com a participação de atletas de todo o estado no último sábado (31). O evento foi realizado pela Federação Baiana de Karatênomichi, no Complexo Poliesportivo Educacional.
Abrindo o mês de junho, já é possível notar a movimentação causada pelas festas de São João. No dia 1, em Salvador, houve a celebração do Bando Anunciador da Festa do Divino Espírito Santo, na Paróquia de Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico, como parte da programação dos festejos religiosos, que terão seu ponto alto no próximo domingo (8).
Já o agronegócio, movimenta o turismo regional com a realização de feiras como, a 44ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial (Expo Jequié 2025), que aconteceu de 24 de maio a 1 de junho, no Parque de Exposições Luiz Carlos Braga. Em nove dias de programação, o evento recebeu cerca de 100 mil pessoas e registrou mais de R$60 milhões em negócios, embalados por atrações musicais.
Crédito: Assessoria Yacht Clube da Bahia