Uma constelação da música baiana iluminou a noite desta sexta-feira (31) no Candyall Guetho Square, em Salvador, quando Margareth Menezes comandou mais uma edição do show Maga Convida para celebrar os 25 anos do álbum Maga Afropopbrasileiro. O espetáculo reuniu Gilberto Gil, Carlinhos Brown, Nabiyah Be e sete blocos afros da Bahia, transformando o espaço em um grande encontro de gerações, ritmos e ancestralidade.
Com direção musical da própria Margareth e de Tito Oliveira, o show abriu em clima de ritual, com participação do Balé Folclórico da Bahia, e seguiu em crescente de emoção com clássicos como “Dandalunda”, “Toté” e “Afrocibernética”. O repertório costurou afropop, samba-reggae, coco e hinos do Carnaval de Salvador, reafirmando o movimento que deu protagonismo aos blocos afros e consolidou uma estética musical de identidade, força e modernidade.
Os momentos mais simbólicos vieram com as participações especiais e o cortejo coletivo de Olodum, Ilê Aiyê, Cortejo Afro, Filhos de Gandhy, Banda Didá, Muzenza e Malê Debalê, que tomaram o palco em canto e percussão. O encerramento, em grande ciranda com o público, selou uma noite de comunhão, memória e celebração.
Foto: Victor Fernandez

