Em parceria com a Fashion Revolution Brasil, a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência e Bem-Estar e Proteção Animal (SECIS), realiza mais uma edição do Laje Talks, no dia 24 de abril, às 18h, na sede da secretaria, no Comércio. Gratuito, o evento irá discutir sobre sustentabilidade na moda, abordando os resíduos têxteis gerados pelos abadás no Carnaval de Salvador. Os ingressos estão disponíveis no Sympla.
O debate será mediado por Marina de Luca, coordenadora do Fashion Revolution Brasil, e será composto por Ivan Euler, titular da SECIS, Loyola Neto, sócio fundador da Loygus, Hilza Cordeiro, RP do Repense Reuse da Humana Brasil, e Vanda Souza e Aparecida Queiroz, fundadoras do Projeto Refoliar. Além de Dija Costa, fundadora da MillieEco e Carlos Viana Neto, Líder de Negócio da Sotero Ambiental.
No ecossistema de Carnaval, além dos retalhos de produção, e retalhos perdidos na customização, dos abadás, após o período da festa, eles geralmente são descartados. O poliéster utilizado é uma fibra que demora de 200 a 400 anos para se decompor, enquanto libera micro plásticos tanto na produção quanto no uso da peça. Somente em 2025 estima-se que foram produzidos 390 mil abadás para o carnaval de Salvador.
Crédito: divulgação