O Instituto Cervantes segue até o dia 5 de novembro com o ciclo de cinema “Viagens com sentido: uma breve cartografia do atual cinema espanhol na estrada”. É uma oportunidade de conhecer filmes do movimento road movie, gênero que serve de fio condutor para que personagens despossuídas, marginalizadas ou em situações difíceis empreendam uma viagem de fuga. As exibições são gratuitas e acontecem na Saladearte Cinema do Museu, na Avenida Sete de Setembro, 2.195, no Corredor da Vitória, às 19h.
Nesta quarta-feira (15), o filme é Mami Blue, uma comédia de costumes dirigida por Miguel Ángel Calvo Buttini (2010). Teresa, uma senhora de quase 80 anos que seu filho acaba de internar no asilo, e Luz Estela, a jovem sul-americana que cuida dela, decidem romper com tudo e fazer uma fuga louca no carro turbinado do namorado de Estela.
Já 522. Um gato, um chinês e meu pai (2019) nos mostra George, personagem que convive com uma peculiar versão de agorafobia que limita seu universo a um perímetro de 522 passos em relação à sua casa. Um dia, seu gato, único companheiro, morre e ela se vê obrigada a embarcar em uma viagem singular. O filme será exibido no dia 29 de outubro.
Em 5 de novembro, é a vez de Pássaros (2023). Colombo trabalha em uma oficina 24h e complementa seu miserável salário traficando maconha. Mario, um tipo peculiar e fã de aves, aparece inesperadamente na oficina e o contrata como motorista para ir até a Costa Brava ver cegonhas. Chegando ao destino, ele lhe conta que as aves mudaram seu rumo migratório para o delta do Danúbio, na Romênia. Mario precisa chegar até lá. E Colombo precisa do dinheiro. Ocultando seus verdadeiros motivos, embarcam em uma viagem que os levará a se conhecer melhor e a enfrentar a si mesmos.
Os filmes são legendados em português, e os ingressos estarão disponíveis 1 hora antes, no local.


