O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou sua pesquisa mensal de serviços mais recente, e a Bahia aparece no relatório como o estado que teve um desempenho na área turística acima da média do país.
Desde o início do ano e até maio, o volume das atividades turísticas na Bahia cresceu 10,7%, cerca de três pontos a mais do que o índice geral do Brasil. A cifra reverteu-se em números para o estado: segundo a Superintendência de Estudos Sociais e Econômicos da Bahia (SEI), somente no primeiro trimestre de 2025, o estado arrecadou no turismo mais de R$ 1,5 bilhão em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), um aumento de 20,5%, no comparativo com o mesmo trimestre de 2024.
Os números superaram as expectativas da Secretaria de Turismo do Estado, a Setur-BA. Para o titular da pasta, Maurício Bacelar, o momento é de prosseguir com o trabalho desenvolvido nas diversas áreas que englobam as atividades turísticas no estado. “Em paralelo à pesquisa do IBGE, o Governo do Estado faz o acompanhamento da movimentação nas 13 zonas turísticas baianas, e comemora os resultados do instituto, que superaram as nossas estimativas para os cinco primeiros meses do ano. Por isso, celebramos e seguimos firmes no trabalho, para manter a liderança dos baianos na indústria brasileira de viagens”, pontua Bacelar.
Crédito: divulgação


