Com uma extensa filmografia nacional e internacional, o ator e diretor baiano Wagner Moura é sempre lembrado por personagens como o Capitão Nascimento, Tropa de Elite 1 e 2 (José Padilha), e Pablo Escobar, na série Narcos. Nesta sexta-feira (22), “Guerra Civil”, filme em que divide tela com Kirsten Dunst, chegou ao catálogo da plataforma de streaming MAX. No embalo deste lançamento, fizemos uma lista com filmes do ator que estão disponíveis em diferentes plataformas de streaming, para maratonar neste fim de semana.
Praia do Futuro (2014)
Disponível no Globoplay. O filme é dirigido pelo cearense Karim Aïnouz. Na trama, Wagner Moura interpreta Donato, um salva-vidas que se apaixona por um piloto alemão após salvá-lo de um afogamento. Donato deixa o Brasil e vai para Alemanha. Anos depois, seu irmão mais novo, Ayrton, interpretado por Jesuíta Barbosa, que o tinha como herói, segue para o país europeu em busca de Donato.
Saneamento básico: o filme (2006)
Disponível na Apple TV. Um clássico da cinematografia brasileira, a produção tem um elenco de peso, como Fernanda Torres, Camila Pitanga e Lázaro Ramos, com que já dividiu tela com diversas vezes. No filme, retratado em uma pequena vila no sul do país, o elenco luta pela melhoria no tratamento de esgoto da cidade e vê como solução a produção de um filme para angariar os custos da obra, visto que a prefeitura não tem orçamento para tal.
Elysium (2013)
Disponível na Apple TV. Nesta produção estadunidense, que marca a estreia de Moura internacionalmente, ele contracena com Matt Damon, em um futuro distópico. O filme se passa em 2154, onde o mundo está dividido entre pessoas absurdamente abastadas e pessoas extremamente pobres. Moura interpreta o chefe do crime, Spider. O longa também conta com a presença da brasileira Alice Braga.
Sérgio (2020)
Disponível na Netflix. Um drama biográfico, o filme retrata os últimos dias do diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello, interpretado por Wagner, que morreu aos 55 anos em Bagdá, no Iraque, vítima de um atentado terrorista à sede da ONU, local onde trabalhava. O ator contracena com a cubana Ana de Armas e sua performance foi elogiada pelo New York Times.
Guerra Civil (2014)
Disponível no MAX. Lançado em março deste ano, o filme tem direção e roteiro de Alex Garland, responsável por Ex Machina (2014) e Aniquilação (2018), e retrata um grupo de jornalistas durante uma guerra civil num futuro distópico nos Estados Unidos da América. A produção foi bem recebida pela crítica especializada, que elogiou as atuações de Dunst e Moura e a abordagem de temas políticos contemporâneos, incluindo preocupações com o declínio democrático e o aumento da polarização política.
Por Ian Reis