Na noite da última quinta-feira (31), o governador Jerônimo Rodrigues participou da cerimônia de entrega das medalhas da Ordem 2 de Julho – Libertadores da Bahia, realizada no Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC Bahia), no bairro da Graça.
Para Jerônimo, a comenda representa a celebração e continuidade do legado histórico de lutas que a Bahia tem. “É uma honra celebrar a história do nosso povo reconhecendo aqueles e aquelas que, com coragem, dedicação e compromisso, continuam a lutar por liberdade, democracia e justiça social. A Ordem 2 de Julho carrega um simbolismo profundo da resistência baiana e da construção do nosso país”, afirmou.
Instituída pela Lei 11.902, de 20 de abril de 2010, a Ordem 2 de Julho é dividida em três graus: Grã-Cruz, Comendador e Cavaleiro. A entrega das medalhas integra a programação comemorativa pelos 202 anos da Independência do Brasil na Bahia, celebrada no último dia 2 de julho.
Na ocasião, foram contemplados com a honraria nomes e instituições como o cantor Adelmário Coelho, o jornalista Emiliano José e a Rádio Sociedade. Confira abaixo a lista dos demais homenageados:
Comendador/a:
Bule Bule (Antônio Ribeiro da Conceição)
Ilê Axé Opô Afonjá
Ricardo Alban
Edvaldo Brito
Mário Kertész
Daniela Mercury
Maria Bethânia
Cavaleiro/a:
Raimundo Paraná Ferreira Filho
Mãe Juvani do Kaonge
Marli Aparecida Carrara
José Medrado
Dom Itamar Navildo Vian
Comandante Eudélio Carlos Dourado
Apóstolo Ivan Pitzer
Amabília Almeida
Crédito: Wuiga Rubini/GOVBA


