A edição 2025 da FLIPELÔ contará, em sua programação, com a presença de um dos destaques da literatura e do jornalismo na África. GauZ’, da Costa do Marfim, confirmou sua presença no evento deste ano. Durante a ocasião, ele lançará na cidade seu premiado romance “De pé tá pago”.
Para Renata Ruggiero, presidente do Instituto da Motiva, cujo novo espaço, a Casa Motiva, abrigará o lançamento, a presença do escritor na Bahia é fundamental para a sociedade. “É uma honra inaugurar a Casa Motiva na Flipelô com a participação de GauZ’, uma voz potente e indispensável para os tempos que vivemos”, declarou Renata.

Ela continua, ressaltando o valor cultural da Casa Motiva. “Nossa proposta é que a Casa seja um espaço vivo e plural, dedicado à inclusão, ao diálogo e ao compartilhamento de saberes. Um lugar onde artistas, escritores e o público se encontrem para criar, refletir e fortalecer a cultura em suas múltiplas expressões, seja local, nacional ou internacional”, completa.
O nome de GauZ’ figura entre os expoentes da nova literatura africana. “De pé tá pago” ganhou o Prix des Libraires Gibert Joseph em 2014, sendo finalista do International Booker Prize em 2023 na sua versão para o inglês, “Standing Heavy”. Além de sua atuação na escrita literária, ele também é jornalista, roteirista e editor-chefe de um jornal satírico econômico na Costa do Marfim.
A presença de GauZ’ no Brasil integra a Temporada França – Brasil 2025, organizada pelo Instituto Guimarães Rosa, Ministério das Relações Exteriores, République Française e Institut Français. Com programação inteiramente gratuita, a FLIPELÔ é a maior festa literária da Bahia. O evento é idealizado e realizado pela Fundação Casa de Jorge Amado, com correalização do Sesc. A apresentação é do Ministério da Cultura, com patrocínio da Motiva, por meio do seu Instituto, e do banco Itaú, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Crédito: Bénédicte Rscot


