Com a tradição de homenagear artistas baianos em todas as edições, a Festa Literária do Pelourinho (Flipelô) anunciou nesta quinta-feira (13) que o escritor Dias Gomes será o escolhido para ser celebrado na festa em 2025. A 9ª edição da Flipelô acontecerá entre os dias 6 e 10 de agosto, com atividades em diversas localidades do Centro Histórico de Salvador.
Autor de “O Pagador de Promessas”, que escreveu para o teatro em 1960, e se tornou um clássico do cinema internacional, único vencedor brasileiro da Palma de Ouro em Cannes, Dias Gomes também foi escritor e autor de novelas clássicas da televisão como “O Bem-Amado”, “Roque Santeiro” e “Saramandaia”, na década de 70. Gomes foi perseguido durante a ditadura militar no Brasil e teve peças impedidas de serem exibidas.
Nascido em Salvador, o escritor fez parte da Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira 21, que tem como patrono o maranhense Joaquim Serra e é ocupada atualmente pelo escritor Paulo Coelho. Dias Gomes faleceu aos 76 anos, em 18 de maio de 1999, vítima de um acidente automobilístico.
Dias Gomes (crédito: autor desconhecido/Acervo Dias Gomes)