O último final de semana, que se juntou ao prolongado período de descanso do final de abril e começo de maio, foi intenso para o negócio turístico na Bahia. Atrações patrocinadas pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) impulsionaram o setor em diversos municípios.
A capital foi sede de um evento profissional, que gerou não somente oportunidades comerciais, mas também movimentou as esferas de lazer e gastronomia.O 9º Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Fibrose Cística aconteceu no Wish Hotel da Bahia, no Campo Grande, contando com a participação de 400 brasileiros e estrangeiros, que debateram o tema em seminários e palestras.
Já em Serrinha, cerca de 30 mil pessoas curtiram a 6ª etapa do Circuito Velozo de Vaquejada, no Parque Alto Sereno. A festa uniu a prática da modalidade com atrações musicais e barracas com comidas e bebidas. Não tão longe dali, em Cipó, ocorreu a Festa da Santa Cruz, uma manifestação religiosa e cultural, que lotou a praça Treze de Maio.
Os animais também foram atração em Lajedo do Tabocal, com a 12ª Montaria do Farejador, que reuniu 20 mil pessoas que passearam a cavalo, além dos moradores da cidade e visitantes que foram ao evento para admirar a técnica da montaria.
Uma das cidades que mais movimenta a economia baiana, Camaçari, organizou a Festa do Trabalhador. Sete mil pessoas foram até o bairro da Gleba E para comemorar a data, desfrutando de atrações musicais, ações sociais e atividades comunitárias.
A cidade de Jussari, na Costa do Cacau, foi palco de mais uma Cacau Fest, que também marcou os 40 anos de emancipação política da cidade. Seus habitantes puderam conferir shows de grandes atrações, como Igor Kannário, Tony Salles, Escandurras, Devinho Novaes e a banda Calcinha Preta. Por último, Boninal, na Chapada Diamantina, encerrou as comemorações do aniversário de 63 anos do município, e reuniu 10 mil pessoas na praça Agenor Gonçalves de Araújo para celebrar a data com muita música, festa e gastronomia.
Final de semana movimentado para o setor de turismo na Bahia. Crédito: Ascom/Setur-BA