A segunda edição da Festa Literária Internacional de Serrinha (FELIS) terá sua programação divulgada nesta sexta (4), numa noite de lançamento que começa às 19h, no auditório da UNEB Campus XI, em Serrinha. O tema do evento literário neste ano será “Do som à palavra: Ancestralidade e resistência do Sisal”.
A FELIS acontece em Serrinha, entre os dias 06 e 10 de maio, na Praça Astrogilda Guimarães (Morena Bela) e no Colégio Estadual Rubem Nogueira (CERN). A curadoria tem a assinatura de um filho da cidade: o escritor e jornalista Ricardo Ishmael. Dentre as atrações da feira, o escritor, rapper e ativista MV Bill e a exibição do documentário “Ilê Aiyê: A Casa do Mundo”, que celebra os 50 anos do mais antigo bloco afro do Brasil. Após a projeção, acontecerá uma roda de conversa com o presidente do bloco, Antônio Carlos Santos, o Vovô do Ilê, e convidados especiais.
A exibição do documentário também homenageia os 25 anos de fundação do Movimento Negro Afro Jamaica de Serrinha. A Banda Aiyê será outra atração, dando o toque ancestral musical a FELIS.
Ricardo Ishmael explica a importância do acontecimento para seu município natal. “Renova-se o desafio de oferecer à Serrinha, ao Território do Sisal e a Bahia uma grande festa de celebração do livro e da leitura, protagonizando as múltiplas escritas da nossa gente, com destaque para as narrativas femininas, negras e populares, segmentos historicamente excluídos dos processos de escrita”, pontua o jornalista.
Crédito: Magali Moraes