Se você ainda não sabe o que vai fazer nesse final de semana em que Salvador comemora 476 anos, a gente listou cinco sugestões de eventos e passeios para aproveitar o dia e o clima de celebração nessa cidade que nós todos amamos.
Só vale lembrar que, amanhã (30), a partir das 18h, tem o show na Praça Municipal com Pabllo Vittar, Russo Passapusso, Larissa Luz, Rachel Reis e outras atrações. Mas antes, na manhã de domingo, o Pranchão do grupo Mudei de Nome vai fazer a tradicional volta no Dique às 11h. Confira o roteiro e divirta-se.
1. É de graça
Em celebração dos 476 anos do Aniversário de Salvador, equipamentos culturais terão entrada gratuita neste sábado (29). A iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) contempla a Cidade da Música da Bahia (CMB), os Espaços Carybé e Pierre Verger, Memorial 2 de Julho, a Galeria Mercado e as Casas do Carnaval (CCB), do Rio Vermelho (CRV) e das Histórias de Salvador (CHS).
Ainda como parte das ações comemorativas, ao longo de todo o sábado, a CHS e a Galeria Mercado terão o “Jogo de Dicas”, uma atividade educativa especial que estimula os visitantes a adivinhar pontos turísticos, monumentos e locais de Salvador, utilizando pistas sobre a história, a cultura e as características da cidade.
Para acessar os equipamentos a partir das 9h do sábado (29), os ingressos estarão disponíveis para retirada através do link Sympla.
Já na Casa do Carnaval, no Pelourinho, a partir das 14h, acontecerá a oficina “Carnaval é Massa”, com confecção de representações artísticas em massa de modelar.
No mesmo horário, nos Espaços Carybé e Pierre Verger, localizados no Porto da Barra, a oficina “Quebra-Cabeça dos Artistas” vai convidar os visitantes a montar um quebra-cabeça dedicado a artistas de Salvador.
Os ingressos são retirados no local, assim como na CRV e na CMB.
*Funcionamento:
Cidade da Música da Bahia (Praça Maria Felipa, nº 19, Comércio) | 9h às 16h (última entrada às 15h)
Casa do Carnaval da Bahia (Praça Ramos de Queirós, s/n, Pelourinho) | 9h às 16h (última entrada às 15
Casa do Rio Vermelho (R. Alagoinhas, 33 – Rio Vermelho) | 9h às 17h (última entrada às 16h)
Memorial 2 de Julho (Largo da Lapinha – Liberdade) | 9h às 17h (última entrada às 16h)
Espaço Carybé de Artes (Forte de São Diogo, s/n – Porto da Barra) | 9h às 17h (última entrada às 16h)
Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana (Forte de Santa Maria – Porto da Barra) | 9h às 17h (última entrada às 16h)
Casa das Histórias de Salvador (R. da Bélgica, 2 – Comércio) | 9h às 17h (última entrada às 16h)
Galeria Mercado (Praça Maria Felipa, Comércio) | 9h às 16h30 (última entrada às 16h)
2. Samba na Feira
No Pier São Joaquim, o Samba da Feira também se rendeu em homenagens à aniversariante do dia. Na edição deste sábado (29), o samba que começa a partir das 14h, recebe o grupo Samba Trator, Eduardinho, Gang do Samba, Swing do Fora e Samba e Suor.
A entrada é solidária com a entrega de 200g de leite em pó.
3. Pôr do sol no mirante do Elevador Lacerda com direito a um sorvete na A Cubana
A vista panorâmica que a gente não cansa de admirar, na conexão entre a parte alta e a parte baixa de Salvador.
Para acompanhar o espetáculo, vale tomar um sorvete na recém-reinaugurada unidade da primeira sorveteria da Bahia.
Depois de passar por uma reforma, a loja matriz de A Cubana, fundada em 1930, bem ali ao lado do oponente Elevador Lacerda, é parada quase que obrigatória durante o passeio.
4. Movimento Boca de Brasa
A partir das 13h, acontece o Aulão “Mete Dança” com Elivan Nascimento e convidados no Espaço Cultural da Barroquinha.
Na escadaria da Barroquinha, das 14h às 16h, tem Oficina de Grafitti com Core. Às 17h, programação abre espaço para a Ocupação Sound System com Ministereo Público e participação Jesse Royal (Jamaica) no Pátio Iyá Nassô.
5. Ruas e Largos do Pelô
No Largo Pedro Archanjo, às 19h, acontece a festa ‘Na Muvuca’. Já no Largo Tereza Batista, também às 19h, a cantora Maira Menezes apresenta o projeto musical “Mai Diversa (mente)”, com um repertório que passa por ritmos musicais como o pop nacional e internacional, R&B, jazz, soul, MPB, além de composições autorais.
No Largo Quincas Berro D’Água, às 19h, o aniversário de Salvador vai ser comemorado com uma ressaca de carnaval. O show ‘Axé Viva’ vai trazer no repertório sucessos imortalizados nos 40 anos do axé.