A Fábrica de Torres de Aço, voltada à cadeia produtiva da energia eólica, será reativada em Jacobina, no centro-norte da Bahia. A retomada foi formalizada em contrato firmado entre a francesa EDF Renewables e a chinesa Goldwind, durante cerimônia realizada nesta terça-feira (27), na sede da Goldwind, em Camaçari.
Na mesma ocasião, a Goldwind, que está na Bahia desde 2024, anunciou ainda parceria com o Senai Cimatec para a implantação do primeiro projeto de Sistema de Armazenamento de Energia em Baterias (BESS) integrado a um aerogerador da empresa. A companhia investiu R$ 150 milhões em uma planta que tem capacidade para produzir até 150 equipamentos por ano, que são destinados ao mercado nacional e a projetos de expansão no setor.
Os investimentos são respaldados por incentivos fiscais previstos em protocolo de intenções firmado em março de 2023 e inclui a implantação de um parque de fornecedores de componentes eólicos, com a participação de ao menos seis empresas do segmento, como a EDF Renewables e a também chinesa Sinoma, outra empresa já instalada no estado.
Foto: Amanda Ercília/GOVBA
O Bloco Crocodilo, pioneiro entre os blocos tradicionais do Carnaval de Salvador a ocupar o Circuito Barra-Ondina, terá uma edição especial em formato de pipoca na folia de 2026. A informação foi divulgada...


