No último domingo (27), no Maranhão, foi encerrado o II Aberto do Brasil Princesa do Tocantins Imperatriz 2025, e os enxadristas Paulo Jatobá e Luciano Zallio conquistaram o primeiro e o segundo lugar, respectivamente, na competição.
Os representantes da Bahia, além do pódio, garantiram suas vagas para o torneio brasileiro da modalidade. A viagem da dupla para o II Aberto foi viabilizada através de passagens aéreas concedidas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Os dois são jogadores com um histórico de conquistas nos tabuleiros. Além de presidente da Federação Bahiana de Xadrez, Luciano é tetracampeão baiano e ocupa o primeiro lugar do ranking do estado, e Paulo Jatobá é o atual campeão do estadual, contando com mais 13 títulos na competição, e é o mais recente vencedor do campeonato brasileiro na categoria Sênior.
Para Luciano, a conquista é de todo o estado. “Trazer esse resultado é motivo de orgulho e inspiração para toda a comunidade enxadrística baiana. Seguimos evoluindo, formando talentos e representando a Bahia com garra e qualidade em competições nacionais”, afirma. Além do campeão e do vice, a promessa do xadrez baiano Enzo Suzarte também viajou com apoio da Sudesb e terminou na 6ª posição no torneio realizado no Maranhão.
Bahia foi destaque no torneio realizado no Maranhão. Crédito: Ascom/Sudesb


