Chef executivo do Tangará Jean-Georges, restaurante do luxuoso hotel Palácio Tangará, em São Paulo, Filipe Rizzato, vai desembarcar em Salvador para dividir a cozinha do Amado com o chef Edinho Engel, no próximo dia 11, às 19h. Juntos, os dois tarimbados cozinheiros irão preparar um menu especial em sete tempos que inclui aperitivos, entradas fria e quente, três pratos principais e sobremesa.
Antes de apresentar aos baianos a comida preparada a quatro mãos, os dois chefs se juntarão pela primeira vez à frente da cozinha do premiado restaurante do Palácio Tangará, nesta quarta-feira (4) para um jantar que irá misturar o estilo contemporâneo do anfitrião com a tradição da cozinha brasileira de Engel, comandante do Amado, na Bahia, e do Manacá, no litoral de São Paulo.
“Quando o chef me convidou para cozinhar com ele no Tangará me senti honrado e entendi isso como uma celebração, como um reconhecimento à gastronomia que praticamos no Manacá e no Amado. Então, de pronto, resolvi retribuir o carinho convidando-o para repetirmos a dobradinha em Salvador. E ele aceitou”, conta Edinho.
Para Edinho Engel, cozinhar com o chef Filipe Rizzato será uma honra. “O Rizzato faz uma cozinha bem pensada, bem estruturada, e tê-lo em nossa casa baiana, é uma grande oportunidade de aprender e de trocar experiências”, diz.
Dois menus
Criativos, os dois chefs optaram por não apresentar o mesmo cardápio nos dois encontros. “Criamos um menu a quatro mãos para o Tangará e outro para o Amado”, reforça Rizzato.
Outra diferença entre os dois eventos é que enquanto na capital paulista o menu será servido exclusivamente com harmonização, no Amado, o cliente poderá optar pelo serviço harmonizado ou sem harmonização. “A ideia é deixar o cliente livre para fazer sua escolha”, diz Flávio Bandeira, sócio do Amado.
Cidadão do mundo
Nascido na capital paulista e criado no Rio de Janeiro, o chef Filipe Rizzato já passou por estreladas cozinhas mundo a fora e, antes de assumir como chef executivo do Tangará, restaurante detentor de uma estrela Michelin, brilhou como comandante da cozinha do não menos luxuoso hotel Copacabana Palace, na capital carioca.
Ao longo de pouco mais de duas décadas trabalhando em casas estreladas dos Estados Unidos, Itália, Espanha e Inglaterra, Filipe Rizzato chegou ao Palácio Tangará em 2022 para trabalhar ao lado do premiado chef francês Jean-Georges Vongerichten, responsável pela gastronomia dos restaurantes do hotel em São Paulo.
- SERVIÇO:
- JANTAR A QUATRO MÃOS: EDINHO ENGEL E FILIPE RIZZATO
- DIA: 11/9/2024
- HORA: 19h
- VALORES: R$ 380 sem harmonização
- R$ 580 harmonizado
- RESERVAS: 71 99231 4660
MENU:
Aperitivo: Tartelete de cebola roxa e Taco de siri mole e picles de maxixe
Entrada fria: Crudo de olhe-te, ají amarillo, salicornia e hisbisco.
Entrada quente: Tainha em lardo de colonnata ao molho de Jerez
Primeiro prato: Vieira grelhada, purê de couve-flor, crocante de quinoa e gastric de açafrão.
Segundo prato: Magret de pato e arroz à mineira.
Terceiro prato: Short rib angus glaceado, br[ocolis tostado e purê de cenoura
Sobremesa: Esponja de queijo branco com goiaba em texturas