A Fundação Gregório de Mattos (FGM) realiza, nesta quinta-feira (24), uma edição especial do projeto “Patrimônio É…” em homenagem ao centenário de nascimento de Mãe Stella de Oxóssi. O evento começará às 15h, com entrada gratuita, no Ilê Axé Opô Afonjá, no bairro de São Gonçalo do Retiro.
A edição terá diversas atividades, como a roda de conversa com o tema “100 Anos de Mãe Stella e a Força das Mulheres do Afonjá”, que contará com a mediação da jornalista Cristiele França e a participação de Mãe Ana de Xangô, Iyá Márcia de Ògún e Ajoiyé Eliana Falayó.

Ao final das falas da roda de conversa, o público poderá fazer perguntas – tanto as pessoas que comparecerem ao evento quanto quem estiver acompanhando a transmissão através do canal do YouTube da FGM.
A ocasião terá, ainda, as apresentações do Coral Obá Biyi e do Grupo Cultural Afonjá, formados por filhas de santo do Opô Afonjá, além da fala do presidente da FGM, Fernando Guerreiro.
O evento integra o Circuito Mulheres Negras em Movimento, promovido pela Prefeitura de Salvador, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). O intuito é destacar a passagem do Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, do Dia Municipal da Mulher Negra em Salvador e do Dia Nacional de Tereza de Benguela.
Serviço
O quê: Patrimônio É… 100 Anos de Mãe Stella e a Força das Mulheres do Afonjá
Onde: Ilê Axé Opô Afonjá (Rua Direta de São Gonçalo, 557 – São Gonçalo do Retiro)
Quando: nesta quinta-feira, dia 24
Horário: 15h
Gratuito | Transmissão ao vivo pelo canal da FGM no YouTube
Crédito: Antônio Milena/Agência Brasil


