A CAIXA Cultural Salvador promove, neste final de semana, nos dias 25 e 26 de janeiro, o Culturaê – Papo de Artista, evento que promete inspirar e envolver o público em conversas ricas sobre arte e cultura. A programação gratuita inclui oficinas, mesas de diálogo com grandes nomes de diversas áreas artísticas, e momentos de interação entre artistas e o público, em um formato leve e acessível. Os ingressos estão disponíveis para retirada antecipada desde o dia 21 de janeiro, pela plataforma Sympla.
Com curadoria inspirada na obra de Dorival Caymmi, o Culturaê busca criar um espaço de trocas entre artistas de diferentes linguagens, como moda, música, dança, teatro, arquitetura e literatura. Personalidades como MV Bill, Neusa Borges, Zebrinha, Goya Lopes e Pauline Zoé estão entre os convidados que participarão de mesas temáticas mediadas, com discussões sobre urbanidade, criatividade e os caminhos pioneiros nas artes. “O Culturaê surgiu da vontade de promover diálogos entre campos artísticos muitas vezes isolados. Reunir esses nomes na CAIXA Cultural, que historicamente apoia expressões culturais tão diversas, é algo poderoso e necessário”, destaca Emmanuel Mirdad, idealizador e coordenador do projeto.
A programação começa no sábado (25) com uma oficina de moda ministrada por Pedro Batalha, da marca Dendezeiro, às 10h. Reconhecido internacionalmente, o estilista abordará o desenvolvimento de coleções, compartilhando sua experiência com projetos premiados. Às 15h, a mesa “O canto vinha de longe” reúne a atriz Neusa Borges e a designer Goya Lopes para discutir os passos pioneiros de suas trajetórias. Em seguida, às 17h, Zebrinha e Pauline Zoé abordam os impactos dos trânsitos culturais em “Eu fiz uma viagem”.
No domingo (26), o público poderá participar de mais duas mesas de diálogo. Às 15h, “Tudo que é belo na vida” une o “afrochefe” Jorge Washington e a arquiteta Magali Santana em um papo sobre criatividade e diálogos culturais. Encerrando o evento, às 17h, “Um bar à meia-luz” destaca as vivências urbanas com o rapper MV Bill e o poeta Alex Simões, abordando o direito à cidade e as complexidades dos centros urbanos.
O evento reforça o papel da CAIXA Cultural como ponto de encontro de múltiplas manifestações artísticas e celebra os 164 anos da CAIXA, que, como aponta o sócio do projeto Thiago Fontes, “mantém-se focada em inovação e atenta às demandas de uma sociedade em constante transformação”.
Serviço
Culturaê – Papo de Artista
• Quando: 25 e 26 de janeiro de 2025
• Onde: Rua Carlos Gomes, 57, Centro – Salvador/BA
• Horários: Sábado às 10h, 15h e 17h; Domingo às 15h e 17h
• Ingressos: Gratuitos, disponíveis na plataforma Sympla
• Classificação: Livre
• Mais informações: (71) 3241-4200 | @CaixaCulturalSalvador
Fotos: divulgação