Desde que foi inaugurado, há quase um ano, o Planetário da Universidade Federal da Bahia, localizado na rua Milton Santos, no campus de Ondina, tem atraído a atenção de moradores de Salvador e turistas. Conheça alguns dos atrativos do primeiro planetário da cidade, que também dispõe de três telescópios para observação astronômica. O funcionamento do equipamento é de terça a sexta-feira, das 8h às 21h, aos sábados, das 14h às 17h, e no domingo das 9h às 12h. Os ingressos podem ser adquiridos aqui.
Sessões na Cúpula
Com sessões voltadas para o público infantil e adulto, que acontecem em horários específicos, os visitantes têm a oportunidade de observar o céu de Salvador e fragmentos do universo, como galáxias nebulosas, matéria escura, buracos negros, exoplanetas, entre outros. O Capitão Snoopy é quem acompanha as crianças de 5 a 10 anos nas sessões infantis. O espaço pode acomodar até 85 pessoas.
Réplica de meteorito do Bendegó
Descoberto em 1784 como o maior meteorito que já caiu no Brasil, especificamente na cidade de Monte Santo, na Bahia, uma réplica em 3D está em exibição no planetário.
Balança Espacial
A partir da gravidade, os visitantes podem subir na balança e medir qual peso teriam em diversos planetas do sistema solar e astros como o Sol e a Lua.
Observação astronômica
De terça a sexta-feira, das 18h30 às 20h, os visitantes podem observar estrelas e planetas através dos telescópios disponíveis no local. Mensalmente, o Planetário divulga no site e no Instagram (@planetarioufba) os eventos astronômicos que podem ser contemplados. .