As cidades de Cachoeira e Santo Amaro se reafirmam enquanto pólos nacionais da capoeira durante a 7ª edição do Rede Capoeira: Heróis Populares, que segue até o próximo domingo no Recôncavo Baiano. Durante três dias, os municípios serão palcos de debates, feiras e manifestações culturais voltadas para a preservação e difusão da arte.
Entre os destaques da programação de sexta-feira (16), às 17h, está a entrega do Troféu Sankofa, entregue para mestres e mestras da capoeira, do samba de roda e da religiosidade popular do Recôncavo Baiano. Ao todo, oito pessoas receberão a honraria, que homenageia as suas trajetórias para à preservação e à transmissão dos saberes ancestrais no Recôncavo Baiano. O momento conta com a participação da Ministra da Cultura, Margareth Menezes e será realizado na Praça Ubaldino de Assis.
Já no sábado (17), a grade conta com o lançamento da autobiografia do Mestre João Grande, no Cine Theatro Cachoeirano, às 19h. Batizada de “João Grande por ele mesmo”, o livro reúne memória e relatos do mestre capoeirista, que foi discípulo de Mestre Pastinha, um dos expoentes da Capoeira Angola. Outro destaque do dia é o painel “Legado de Seu Pastinha: Capoeira é tudo que a boca come”, que reúne os mestres Fernando de Saubara, Boca Rica e Bigo, que também foram alunos do Mestre Pastinha.
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil


