Em cartaz na FGV Arte, no Rio de Janeiro, até agosto, a exposição Afro-brasilidade – Homenagem a Dois Valentins e a Um Emanoel reúne mais de 300 obras de artistas fundamentais da arte afro-brasileira.
Com curadoria do paulista Paulo Herkenhoff e do soteropolitano João Victor Guimarães, a mostra apresenta pinturas, esculturas, gravuras, fotografias e documentos históricos que atravessam séculos de produção artística no Brasil.
A Bahia tem papel relevante no percurso curatorial, com destaque para artistas como Rubem Valentim, Ayrson Heráclito, Mestre Didi e Nádia Taquary, que figuram entre os nomes que ajudaram a redefinir os rumos da arte brasileira ao partir de referências afro-brasileiras, do sagrado e da ancestralidade, para construir um imaginário visual potente e autoral.
A mostra conta, inclusive, com uma sala dedicada aos artistas baianos, reforçando a importância da produção do estado na formação de uma estética nacional.
Entre os artistas presentes estão também Aleijadinho, Abdias do Nascimento, Walter Firmo, Antonio Obá, Panmela Castro, Vik Muniz, Andy Warhol e Carolina Maria de Jesus.
Foto: divulgação e Thomaz Silva – Agência Brasil