O livro “Luz do Querer”, que reúne contos de diversos autores que se inspiraram nas letras de canções de José Carlos Capinan, será lançado neste domingo (30), às 12h, em um evento no Caramurê – Café, Arte e Livros, na DOCA1, no Comércio. Na ocasião, o poeta participará de uma sessão de autógrafos, que também contará com a apresentação da cantora Rita Tavarez.
Fernando Oberlaender, organizador da coletânea, conta como surgiu o livro. “A ideia inicial era fazer duas publicações, mas depois pensei: por que não fazer uma coletânea de contos inspirados na poesia cantada? Surgiu de repente, e fui experimentar”.
Os autores dos 11 contos são Aleilton Fonseca, Anderson Shon, Carlos Ribeiro, Cleise Furtado Mendes, Deisiane Barbosa, Eliana Alves Cruz, Fernando Oberlaender, Lilian Almeida, Marcus Vinícius Rodrigues, Mirella Márcia Longo e Wesley Correia.
O título do livro foi retirado de uma das músicas mais famosas de Capinan, “Papel Machê”, uma parceria com João Bosco, que eternizou os versos ao som de seu violão. A canção gerou o conto “O acalentador de corações”, escrito por Oberlaender. “Yayá Massemba”, conhecida pela potente interpretação de Maria Bethânia, e “Soy Loco Por Ti, América”, uma das expressões mais vocais dos anos 70, também ganharam vida no livro.
“Luz do Querer” traz 11 contos inspirados no poeta (crédito: divulgação)