A compra da Petz pela Cobasi — que vai criar a maior rede de produtos e serviços para animais de estimação do país — recebeu sinal verde do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) nesta quarta-feira (10). A aprovação encerra um processo iniciado em 2023 e marca uma movimentação significativa no varejo pet brasileiro, que segue em ritmo acelerado de expansão.
Com o aval do órgão regulador, as duas marcas passam a concentrar um portfólio superior a 480 lojas espalhadas por cerca de 20 estados. Na Bahia, a Cobasi incorporará cinco unidades que pertenciam à Petz: três em Salvador — nas regiões da Paralela, Bonocô e Pituba —, uma em Lauro de Freitas e outra em Vitória da Conquista.
A operação fortalece a presença da Cobasi no estado e amplia a rede em território baiano, que já tinha passado por um primeiro ciclo de expansão após a compra da Mundo Pet no fim de 2022. A aquisição, na época, trouxe para o grupo uma empresa que havia se consolidado como referência do segmento no Nordeste.
O mercado pet segue em ritmo de expansão no Brasil. Em 2024, o setor — que engloba produtos, serviços e alimentação para animais de estimação — registrou um faturamento de cerca de R$ 75,4 bilhões, um crescimento de quase 10% em relação ao ano anterior, com destaque para a venda de alimentos industrializados para pets, que representa mais da metade desse total.
Foto: Divulgação


