Muitos brasileiros, nos últimos anos, vêm tentando obter a cidadania de países europeus pela ascendência, ou seja, através da comprovação de relação familiar de filiação e de graus mais distantes, como avós e bisavós. Porém, o processo pode ser lento e custar tempo e dinheiro, já que, na maioria dos casos, é preciso obter certidões de nascimento, casamento, de falecimento e outros documentos através de empresas especializadas neste tipo de trâmite burocrático entre países.
Porém, a Espanha oferece uma solução que tanto é mais rápida como atende àqueles que não têm parentes espanhóis. É possível obter a cidadania do país através de moradia legal e constante por dois anos. Desde março de 2025, mais de mil brasileiros já solicitaram às autoridades migratórias espanholas a concessão da nacionalidade.
Para Renata Barbalho, CEO da Espanha Fácil, empresa especializada no apoio aos migrantes, a oportunidade é única. “A Espanha oferece um dos processos mais rápidos para brasileiros, além de garantir benefícios que podem transformar a vida de quem decide seguir esse caminho”, enfatiza a empresária.
As condições de obtenção da nacionalidade espanhola para brasileiros através da moradia são:
- Comprovação de vivência no país por dois anos contínuos – e sem deixar a Espanha por mais de 90 dias;
- Aprovação no exame oficial de proficiência do idioma;
- Passar também na CCSE, prova que avalia os conhecimentos do candidato sobre a história, cultura e a constituição da nação.
Crédito: iStock