Todos os anos, a Lavagem do Bonfim leva milhares de baianos às ruas de Salvador em um dia marcado pela fé e pela devoção ao Senhor do Bonfim. Neste ano, a celebração ocorre no dia 15 de janeiro e contará com uma novidade: a caminhada “Juntas de Mãos Dadas” que leva um grupo de 350 mulheres pelo percurso de 8km até a Colina Sagrada.
As mulheres são parte de cinco grupos online de moradoras da capital: Amigas da Vitória, Amigas do Itaigara, Amigas do Alpha (Alphaville), O Clube (Horto Florestal) e Viva Litoral (Litoral Norte). Representante do Amigas do Itaigara, Lara Kertész conta que a ideia de uma atividade em conjunto era um desejo antigo de todas as comunidades.
“Nós já nos conhecíamos, mas nunca tínhamos nos juntado para fazer uma ação coletiva. Realizamos um encontro e, nesse momento, tivemos a ideia da caminhada do Senhor do Bonfim. Essa é uma data que interessa a todas nós e fizemos tudo em três semanas de trabalho. Estamos super unidas, engajadas em prol desse projeto e ele tem dado super certo”, diz.
A programação do dia começa com um encontro no Mercado Modelo, às 6h30, de onde o grupo parte até a Colina Sagrada, às 7h. Após chegarem no Bonfim para realizarem suas preces, elas seguirão, de ônibus, para o restaurante Principote, no Rio Vermelho, onde farão um almoço, seguido de uma apresentação musical.
Uma das coordenadoras do Amigas da Vitória, Amanda Alcântara, lembra que outras mulheres procuraram a organização para participar da caminhada, mas não haviam mais camisas disponíveis.
“Temos muitas mulheres que nunca participaram desse evento, que é a cara da Bahia. Eu sinto uma responsabilidade enorme porque muitas delas confiam em nós e estamos trabalhando para que tudo dê certo. Nesse dia, estaremos todas juntas, nos apoiando e mostrando que estamos ainda mais unidas”, fala.
O sentimento de Amanda é ratificado por Lara. Ela lembra que os grupos foram criados para que as mulheres pudessem ter um espaço de colaboração, apoio mútuo, empatia e solidariedade.
“Esse encontro é de uma importância muito grande. Eu trabalho com produção de eventos e poder fazer isso com outras mulheres é de uma alegria sem tamanho. Eu ouvi depoimentos de pessoas de 50 anos que nunca percorrem o percurso sozinhas e agora se sentem seguras para seguir conosco. Todos esses relatos me dão uma alegria enorme de ter conseguido viabilizar tudo isso”, afirma Lara.
Foto: Betto Jr./Arquivo CORREIO



3 Comentários
Esse evento vai ficar na história da Bahia… é muito difícil reunir um grupo pequeno de mulheres para um café fico a imaginar 350???? Vai ser lindo e certamente será o primeiro de muitos!!
Parabéns para as organizadoras em especial Amanda e Luzia do Amigas da Vitória que tanto se dedicam para que o grupo seja homogêneo de respeito, progresso e amor entre todas as quase 1.800 mulheres empreendedoras!
Parabéns!!!❤️
Estou amando essa integração é muito feliz pq irei participar.
Sucesso garantido 🩷❤️💕
Muito feliz em participar do grupo das Amigas da Vitória e fazer a Caminhada Juntas!!!