A Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB) lança no dia 17 de maio, na capital baiana, a Antena CCIFB Nordeste-Salvador. A nova unidade integra a estratégia de nacionalização da instituição, que busca expandir sua atuação para regiões com alto potencial de desenvolvimento e atratividade para investimentos franceses. O evento contará com a presença do Embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, além de autoridades e empresários baianos.
A Bahia se destaca como polo da presença empresarial francesa no Brasil, com grandes grupos franceses exercendo papel estratégico na infraestrutura e na promoção do destino baiano. É o caso da GL Events, que administra o Centro de Convenções de Salvador; a Vinci Airports, responsável pelo Aeroporto Internacional da capital; e a Accor, maior rede hoteleira em operação no estado. Esses investimentos reforçam a capacidade do estado de atrair e acolher turistas nacionais e internacionais.
Em 2025, o estado assume papel de liderança na cooperação internacional entre Brasil e França, conduzindo projetos estratégicos com investimentos que superam US$ 132 milhões. A diversidade ambiental, o patrimônio histórico e a qualidade da mão de obra local tornam Salvador especialmente atrativa a investidores estrangeiros.
“A abertura da unidade posiciona o Nordeste como uma região estratégica para o fortalecimento das relações entre Brasil e França, reunindo potencial econômico, inovação e conexões sustentáveis. A presença francesa já é forte no turismo — agora, queremos expandir essa atuação para outras áreas da economia”, afirma Moullin, que, além de responsável pela nova Antena, é diretor-geral do Centro de Convenções Salvador (CCS), equipamento administrado pela GL Events e que já recebeu investimentos de R$ 40 milhões.
Ludovic Moullin, responsável pela nova Antena Nordeste-Salvador (Crédito: reprodução)