As biojoias produzidas por artesãs de Maragogipinho, distrito de Aratuípe (BA), ganharam projeção nacional ao compor o desfile da marca baiana Meninos Rei na São Paulo Fashion Week 2025, nesta quinta-feira (16). Por cerca de 20 minutos, colares, braceletes e balangandãs de barro, palha e cabaça adornaram modelos e celebridades como Rita Batista, Luedji Luna e Majur, em um espetáculo que uniu moda, ancestralidade e cultura do Recôncavo Baiano.
A ação integra o projeto da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato, em parceria com os estilistas Céu e Junior Rocha, da Meninos Rei. Trinta e duas mulheres participaram da iniciativa, que buscou ampliar a visibilidade do artesanato baiano e fortalecer o protagonismo feminino no setor.
Segundo o coordenador de Fomento ao Artesanato da Setre, Weslen Moreira, o projeto promove qualificação, promoção e geração de renda. “Essas mulheres mostraram que, com oportunidade e apoio, elas transformam o barro ancestral em arte contemporânea. Agora, esperamos que essa visibilidade se traduza em vendas, inclusive no Festival da Cerâmica de Maragogipinho, de 14 a 16 de novembro”, destacou.


