O Carnaval de Salvador já começou e durante seis dias, os foliões viverão uma maratona de shows nos trios e em diversos palcos pela cidade. Além da água e, claro, da cerveja, é importante não se esquecer de manter a barriga cheia na festa. Para quem uma busca uma experiência gastronômica mais requintada, os circuitos, e seus entornos, oferecem diversas opções de restaurantes renomados, que vão da culinária baiana à influências italianas, japonesas e mediterrâneas. Pensando nisso, separamos uma lista com opções de locais para comer durante o evento.
BARRA-ONDINA
No intervalo dos blocos que atravessam o Circuito Dodô (Barra-Ondina), o folião poderá conferir opções de pratos italianos, brasileiros, japoneses e andinos no entorno do percurso. Os restaurantes ficam em ruas e bairros vizinhos como o Chame-Chame, o Jardim Brasil e o Jardim Apipema.
Sette Restaurante
Localizado na Ladeira da Barra, o Sette é conhecido pelo seu ambiente intimista que acompanha que acompanha um cardápio contemporâneo composto por coquetéis autorais e pratos sofisticados. No Carnaval, o restaurante funcionará de quinta a sábado, fechando nos outros dias.
Endereço: Av. Sete de Setembro, 3157, Loja 3, Barra
Funcionamento: das 12h às 23h (qui a sáb)
O Peruano
O ceviche é o protagonista desse restaurante dedicado a culinária andina. A leveza do prato o torna uma boa opção para os foliões antes da maratona de shows. Além do alimento sinônimo do Peru, o local conta com opcões de frutos do mar, arroz mariscado, drinks e sobremesas
Endereço: Rua Eduardo Diniz Gonçalves, 79, Barra
Funcionamento: das 12h às 23h
Bão Petiscaria
Localizado no Jardim Brasil, próximo ao circuito, o restaurante é especializado em culinária brasileira. O cardápio contém opções de petiscos e pratos como feijoada, fumeiro com fritas e filé mignon.
Endereço: Rua Augusto Frederico Schmith, 302, Barra
Funcionamento: das 11h às 18h
Sushi Barra
O Sushi Barra fica localizado próximo ao circuito e possui uma variedade de opções de pratos japoneses para quem gosta da culinária japonesa. Um dos principais atrativos é a possibilidade de assistir o preparo dos sushis e sashimis direto do balcão.
Endereço: Rua Comendador Bernardo Catarino, 171, Barra
Funcionamento: das 11h30 às 23h (dom a ter); 11h30 às 0h (outros dias)
Shopping Barra
O shopping funcionará em horário reduzido durante o Carnaval e conta com restaurantes renomados como o Mamma Jamma e o Santiago Culinária Ibérica, no piso L4. Outra opção é a ala conhecida como Barra Gourmet, localizada no piso L1 e que tem como opções o Outback Steakhouse, Tokai, Camarada Camarão e Healthy por Victoria Cintra.
Endereço: Avenida Centenário, 2992, Chame-Chame
Funcionamento: das 12h às 19h
Cantina Volpi
Conhecido pela variedade de massas artesanais, pizzas e cortes italianos de carne, a Cantina Volpi está situada no Jardim Apipema. Para o período, o restaurante preparou um cardápio especial composto por clássicos da casa, pizzas e drinks, e o salão estará aberto para os clientes.
Endereço: Rua Professor Sabino Silva, 822, Jardim Apipema
Funcionamento: das 11h30 às 02h
CENTRO HISTÓRICO
Localizados entre os circuitos Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Pelourinho), os restaurantes do Pelourinho são ótimas opções para os clientes que buscam recarregar as energias antes de voltar para a folia. A maioria dos espaços oferecem opções de carne, frutos do mar e comidas típicas da Bahia, mas também é possível encontrar pratos italianos.
Preta Tirachapéu
O Preta tem no seu cardápio uma variedade de pratos baianos, carnes, frutos do mar e drinks autorais. Localizado no Palacete Tirachapéu, entre os circuitos Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Pelourinho), o local é um destino para baianos e turistas que buscam aliar a folia à uma experiência gastronômica.
Endereço: Rua Chile, 1, Centro Histórico
Funcionamento: das 12h às 23h
Pala7
Instalado no rooftop do Palacete Tirachapéu, o Pala7 funcionará como um ponto de apoio para os foliões que passarem pelo Centro. Assinado pelo chef Claude Troisgros, o restaurante oferece um cardápio com pratos de carnes, peixes e vegetais preparados na brasa, além de entradas e sobremesas.
Endereço: Rua Chile, 1, Centro Histórico
Funcionamento: das 12h às 23h
Casaria
Diferente dos outros restaurantes no Palacete Tirachapéu, o Casaria funcionará em horário reduzido. Ainda assim, o espaço promete ser o queridinho do café da manhã dos foliões oferecendo um café da manhã reforçado que inclui uma ilha de feijoada, além de sanduíches e chopp. O espaço contará com um DJ todos os dias.
Endereço: Rua Chile, 1, Centro Histórico
Funcionamento: das 11h às 16h
Gero Fasano
O Gero está instalado no Hotel Fasano, localizado no final do Circuito Osmar (Campo Grande), na Praça Castro Alves. O restaurante apresenta diversas opções de clássicos da cozinha italiana, com pratos exclusivos para a cidade, e pratos da culinária baiana.
Endereço: Praça Castro Alves, 5, Centro Histórico
Funcionamento: café da manhã: 07h às 10h30 (seg a qui); 07h às 11h (sex a dom) / almoço: das 12h às 23h30 (dom a qui); 12h às 0h (sex e sab)
Orí Rooftop
Instalado no rooftop do Fera Palace Hotel, o Orí tem um cardápio inspirado na Bahia. Quem quiser dar uma ‘fugida’ da folia, ou recarregar a bateria, poderá conferir clássicos como o abarajé ou pratos novos como a carbonara de camarão.
Endereço: Rua Chile, 20, Centro Histórico
Funcionamento: das 12h às 19h
AVENIDA CONTORNO
Quem quiser ir um pouco mais longe, ou até mesmo ‘fugir’ do circuito, pode ir nos restaurantes da Avenida Contorno. Além da belíssima vista para a orla de Salvador, o folião irá experimentar pratos sofisticados e ótimos drinks, que garantem uma experiência inesquecível.
Restaurante Amado
Um dos restaurantes mais icônicos de Salvador, o Amado fica localizado às margens da Praia da Preguiça, com uma vista única para a Baía de Todos-os-Santos. O cardápio foi inspirado na cozinha brasileira e conta com opções como o peixe em crosta de castanha com purê de banana da terra, além de alguns dos melhores vinhos da cidade.
Endereço: Avenida Lafayete Coutinho, 660, Comércio
Funcionamento: das 12h às 23h (seg a sáb); das 12h às 22h (dom)
Leto Gastronomia
Instalado na Bahia Marina, o Leto oferece uma variedade de pratos contemporâneos alinhado com a alta gastronomia. Com influências do mediterrâneo e do oriente, o cardápio se destaca pelo preparo de carnes e frutos do mar, incluindo opções como a Lasanheta de Ossobuco e o Polvo à Putanesca.
Endereço: Rua Sônia Leal Borges, 1010, Comércio
Funcionamento: das 12h às 17h (qui a dom)
Lotti Cucina Italiana
Com um cardápio autoral, inspirado nas cozinhas italiana e mediterrânea, o Lotti aposta em clássicos de ambas as culinárias, que são acompanhadas de porções de entradas e sobremesas. A experiência é vivida na Bahia Marina, sob a vista inconfundível da Baía de Todos-os-Santos.
Endereço: Rua Sônia Leal Borges, 1010, Comércio
Funcionamento: das 11h30 às 22h
Soho Bahia Marina
Os amantes da culinária japonesa podem ir no Soho, localizado na Bahia. Entre opções de sushis, temakis e grelhados, o espaço oferece um ambiente sofisticado, com deck à beira-mar e é uma referência na preparação de pratos nipônicos na capital.
Endereço: Rua Sônia Leal Borges, 1010, Comércio
Funcionamento: das 12h às 23h30 (qui a dom); das 12h às 23h (seg a qua)
Lafayette
O Lafayette oferece uma vista deslumbrance para a Baía de Todos-os-Santos e um cardápio baseado na culinária mediterrânea, usando ingredientes locais. Entre as opções estão o tiradito de salmão, o pastel de mariscada e o carré de cordeiro com batatas. Devido a um evento, o espaço instalado na Bahia Marina estará fechado no sábado e no domingo.
Endereço: Rua Sônia Leal Borges, 1010, Comércio
Funcionamento: das 12h às 23h30 (qui e sex; seg a qua);
Foto: Divulgação
Repórter: Gilberto Barbosa
