A Top 500 Bar, lista internacional que seleciona os melhores bares do mundo, incluiu o Purgatório Bar, na Pituba, como uma das opções indispensáveis do ranking. O Purgatório foi o único bar do Nordeste e fora do eixo Rio-São Paulo a aparecer na lista, ocupando a posição 430. Outros sete bares brasileiros estão no ranking, com o Tan Tan, em São Paulo, como o mais bem avaliado do país, em 39° lugar.
Localizado na Rua Alexandre Herculano, 45, na Pituba, o Purgatório foi inaugurado em 2022 com uma proposta speakeasy, remetendo aos tempos da Lei Seca nos Estados Unidos, quando a venda de bebidas alcoólicas era proibida. Com um cardápio de mais de 200 drinks, o Purgatório já foi premiado com o título “Melhores da Taça”, como uma das melhores cartas de bebidas do país.
Sócio e head bartender do Purgatório, Jonatan Albuquerque comemora a posição na lista internacional. “Estarmos nesta seleta lista dos melhores bares do mundo é motivo de muito orgulho e felicidade, ainda mais com apenas dois anos de funcionamento. Para completar, somos o único bar do Norte/Nordeste do Brasil a aparecer na lista e, de certa forma, ‘furamos a bolha’ do eixo Sul/Sudeste, já que, até então, apenas bares do Rio e de São Paulo figuravam na lista,” afirma.
Para o coqueteleiro, especialista em Tourism and Hospitality Management pela Humber University, no Canadá, a premiação também inspira reflexões sobre o futuro do bar. “Todo esse reconhecimento é fruto de muito trabalho e consistência em entregar o melhor da coquetelaria baiana e nordestina para nossos clientes. Mas toda essa visibilidade também traz um sentimento de responsabilidade para os próximos capítulos do Purgatório. Continuaremos em busca da nossa principal missão, que é sempre despertar o extraordinário e superar as expectativas.”
Confira todos os bares brasileiros no ranking:
- 39º lugar: Tan Tan (São Paulo)
- 85º: SubAstor (São Paulo)
- 335º: Picco (São Paulo)
- 350º: Liz Cocktails & Co. (Rio de Janeiro)
- 430º: Purgatório (Salvador)
- 435°: Astor (São Paulo)
- 488º: The Liquor Store (São Paulo)
- 496º: Exímia (São Paulo)