Escrita há mais de 80 anos, a peça Vestido de Noiva (Wedding Dress, em inglês), de Nelson Rodrigues, estreia em Nova York na próxima quinta-feira (16), com a atriz baiana Fabiana Mattedi no elenco. A montagem será apresentada pela primeira vez na cidade até o dia 18 de maio, no teatro Playhouse 46.
O espetáculo gira em torno de Adelaide, que, após ser atropelada, entra em estado de delírio durante uma cirurgia e relembra os conflitos com a irmã Lúcia, depois de ter roubado o seu namorado, Pedro, com quem é casada. A trama se desenrola em três planos: realidade, memória e alucinação. Em 2006, a obra foi adaptada para o cinema, em filme dirigido por Joffre Rodrigues, filho de Nelson.
Para Fabiana, que iniciou a carreira em Salvador, em 1999, participar da peça é uma conquista especial. “É muito gratificante fazer parte dessa vitrine para o mundo da cultura do meu país, que não se compõe somente de samba e futebol. Vestido de Noiva representa um marco no teatro brasileiro, e poder integrar essa produção Off-Broadway, onde o público americano terá contato com a cultura brasileira e latina, é extremamente gratificante”, declarou em entrevista ao jornalista Amaury Jr., em sua coluna no portal Splash, do UOL.
A atriz já protagonizou três peças na Austrália e participou do filme Brasil Vermelho, coprodução franco-canadense. Radicada em Nova York desde 2017, atua como artista convidada do Group.BR, única companhia de teatro brasileira da cidade. Pelo trabalho no evento Hora de Clarice, que celebrou o centenário de Clarice Lispector, foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no Brazilian International Press Awards.
Ainda este ano, Fabiana planeja estrear o solo Notas Sobre Colágeno, atualmente em desenvolvimento. “Esse solo literalmente nasceu de uma conversa que ouvi no metrô, quando duas meninas estavam ‘reclamando’ que estavam ‘desesperadas’ porque estavam ficando ‘velhas’ e não sabiam o que iam fazer da vida”, completou ao UOL.
Fabiana Mattedi caracterizada para o espetáculo (foto: Peter Azen