Somente no primeiro quadrimestre de 2025, a Bahia teve um crescimento de 53% no registro de criação de novas empresas em relação ao mesmo período do ano passado. 34.965 novas empresas foram abertas no estado, refletindo o atual momento favorável para investimentos em solo baiano.
Os dados fazem parte do Mapa de Empresas, uma publicação do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, sendo uma ferramenta importante para o Governo Federal medir e entender os indicadores referentes ao número de empresas registradas no Brasil.
As informações do mapa consideram a abertura de matrizes, filiais e microempreendedores individuais (MEI), o que serve como mais um termômetro para medir a movimentação dos setores produtivos no país e o crescimento econômico.
O Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Augusto Vasconcelos, avalia a posição do estado no mapa. “A Bahia tem avançado economicamente em vários setores. Lideramos a geração de empregos no Nordeste, e o crescimento na abertura de novas empresas, aliado ao fortalecimento das já existentes, reflete os esforços que temos feito para atrair investimentos e estimular o ambiente de negócios no estado”, afirma.
Crédito: divulgação


