O Brasil é o terceiro país em faturamento no segmento PET, abocanhando cerca de 5% do mercado global, atrás apenas dos EUA e da China. A expectativa da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) e do Instituto Pet Brasil (IPB) é que esse segmento encerre 2024 com uma receita de R$ 77 bilhões.
Os números se justificam. Cada vez mais os brasileiros adotam animais de estimação. Segundo a Abinpet, mais de 50% das residências brasileiras possuem cães ou gatos. Só a Bahia tem o quinto maior mercado, com quase 10 milhões de animais domésticos. E é nesse contexto, que Salvador receberá o maior evento PET do Nordeste, de 15 a 18 de maio de 2025, no Centro de Convenções Salvador (CCS), apoiador do evento.
A Expo Mundo PET, que pretende impulsionar o segmento no Estado, contará com uma programação diversificada, que inclui plenárias, workshops, competições de tosa, aulas-show, desfiles de pets e área de alimentação, além da possibilidade de adoção de animais.
O evento é uma realização da Bahia Eventos, empresa de eventos e entretenimento da Rede Bahia, e da Eventus System, com apoio institucional da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal da Bahia.