A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) projeta a circulação de mais de 10 milhões de visitantes pelas 13 zonas turísticas da Bahia no verão 2025/2026. A informação foi divulgada nessa quarta-feira, 17, durante o lançamento do Projeto Verão, com o tema “Verão da Bahia. Um Estado de Alegria!”.
A programação, sob responsabilidade da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-BA), tem início oficial no dia 1º de janeiro, com o consagrado Pôr do Som, comandado por Daniela Mercury, no Farol da Barra, em Salvador. O calendário de janeiro segue com as tradicionais lavagens, apoiadas pelo Programa Ouro Negro. Entre as principais festas populares, destacam-se a Lavagem do Bonfim, no dia 15 de janeiro, a Lavagem de Santo Amaro, no dia 26/1, a Festa de Iemenjá, no dia 2 de fevereiro, com apresentação do Ministereo Público na Praia da Paciência, e a Lavagem de Itapuã, no dia 5/2.
Outro destaque será a programação do Pelourinho, com o projeto Amô pelo Pelô. Largos e praças serão ocupados ao longo de toda a estação. Entre as atrações já confirmadas estão Olodum, Márcia Short, Osba, Viola de Doze, Josyara, Cortejo Afro e Nara Couto.
Também está prevista a realização da Virada Cultural dos Museus, que reúne entre 30 e 36 horas ininterruptas de atividades, incluindo shows, exposições, oficinas, videomapping, performances e ações educativas. Ainda haverá os projetos Verão, nas bibliotecas públicas estaduais, e o Verão nos Bairros.


