Um dos maiores nomes do rap nacional, o baiano Baco Exu do Blues lança nesta terça-feira, 18, seu quinto álbum inspirado no pintor italiano Caravaggio. O nome do disco, Hasos, é a sigla, em latim, para “a humildade mata o orgulho”, frase inscrita na espada de Davi, na obra “Davi com a cabeça de Golias”, de Caravaggio.
“Sou fã de artes plásticas. Não necessariamente minhas maiores referências são da música. Tenho uma questão muito grande com leitura e com arte visual. Acabei entrando no estudo sobre Caravaggio, me peguei nessa parada de ele ter sido assassino [o pintor matou um homem com um golpe de espada durante uma briga de rua]. Sempre curti as obras dele, não sabia qual era a brisa. Fui pesquisar e descobri que Caravaggio era muito vida louca, irmão”, explica o artista, em entrevista ao Globo publicada hoje, 18.
Entre as 18 faixas, Baco vislumbrou um ‘Caravaggio com Colar de Gandhy’, terceira canção do disco, que tem quatro outras referências primordiais: Jorge Amado, Glauber Rocha, Rubem Alves e Ariano Suassuna. Sobre a cena rap no país, o rapper cita o papel essencial dos artistas do Nordeste e diz que o gênero vive ciclos. “A parada que eu aprendi com a vida é que o rap sempre ganha. O movimento é muito maior do que todos nós.” O novo trabalho estará disponível nas plataformas ainda nesta terça.

Capa do novo disco Hasos (2025)


