O navegador baiano Aleixo Belov, de 82 anos, chegou na última segunda-feira (28) à cidade de Dikson, no Ártico russo, durante sua expedição pela Passagem Nordeste — rota que liga o Atlântico ao Pacífico pelo norte da Sibéria.
A recepção no porto contou com representantes da administração local, que entregaram a Belov uma medalha da cidade. A equipe do veleiro Fraternidade também foi recebida com um prato típico da região.

Com internet limitada, as atualizações têm sido pontuais. Belov informou que seguirá viagem assim que o gelo permitir. A travessia da Passagem Nordeste é considerada uma das mais difíceis do mundo, com uma janela de apenas três semanas ao ano em que o mar descongela parcialmente. A bordo, estão brasileiros e russos, entre eles o capitão Sergei Shcherbakov, responsável por apoiar a comunicação e os trâmites com as autoridades russas.
Natural da Ucrânia e radicado no Brasil, Belov já realizou outras grandes travessias, incluindo a Passagem Noroeste, em 2022. Também é autor de livros e criador do Museu do Mar Aleixo Belov, em Salvador.
Crédito: Ádamo Mello


