Um aroma irresistível. Um sabor sem igual. Para quem é apaixonado por café, todo dia é dia e toda hora é hora, nem que seja para desfrutar de um ‘menorzinho’. Há quem goste da bebida mais encorpada, outros em uma versão mais suave. Fato é que ninguém abre mão dele.
A cultura do consumo de um café mais elaborado é cada vez maior, o que abre inúmeras possibilidades no setor e, além disso, proporciona ao consumidor encontrar uma diversidade imensa de maneiras de aproveitar, experimentar e apreciar o bom café.
Seja servido com leite, chocolate, chantilly ou até puro. Gourmet, quente ou gelado. O café é uma paixão nacional e a gente pode provar. O brasileiro consome, em média, 1.430 xícaras/ano de café. Segundo dados mais recentes da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), o Brasil ocupa a posição de maior produtor e exportador do produto e é também o segundo maior consumidor mundial de café, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
E uma das bebidas mais consumidas do planeta tinha que ter um dia só para ela. O Dia Mundial do Café, 14 de abril, foi estabelecido em 2015 pela Organização Internacional do Café (OIC) não só com o objetivo de celebrar a data, mas também de evidenciar a importância do café para a economia e ainda levar até o consumidor mais possibilidades de métodos de preparo e variedades que o mercado vem trazendo.
No Brasil, o café é tão amado que tem outra data para ser homenageado. Instituído em 2005 pela Associação Brasileira da Indústria de Café, o Dia Nacional do Café é diferente do resto do mundo, porque marca a data de início da colheita em território brasileiro. Assim, o dia 24 de maio – que também é dia do Barista – ficou conhecido como mais uma data para estimular e incentivar o consumo do café.
A prosa está boa, mas o que importa agora é que preparamos uma lista com 10 lugares na cidade onde os ‘coffeelovers’ podem experimentar versões especiais e descobrir novos sabores. Confira.
1.Mana
Especializado em café da manhã e brunch, o Mana tem duas unidades: uma no Porto da Barra e outra no Horto Florestal. Com combos de café bem reforçados para começar bem o dia e mais uma diversidade de vitaminas e smoothies funcionais, bowls de açaí e versões recheadas de cuscuz, acompanhados de um cafezinho, vai cair muito bem para deixar o combo completo.
Serviço: @vempromana| Avenida Sete de Setembro, Porto da Barra/ Shopping Alameda Vert (Rua Estácio Gonzaga, 750) Lojas 04 e 05 – Horto Florestal.
- Padó
O clima é aconchegante, mas chegue cedo para não pegar fila. O café disputadíssimo da Padó conta com pães de fermentação natural, cestas de café da manhã, doces especiais e sua famosa granola caseira.
Serviço: @pado.padaria | Rua Dr. João Pondé, 480 – Barra
3.A Cubana
A primeira sorveteria da Bahia preparou um cardápio especial para o dia do café. Além do sorvete de café, vale experimentar o Afogatto, que leva uma bola de sorvete, regado com espresso quente. Outra opção é o Cuba Café Shake, que combina o espresso da casa com o clássico sorvete de nata batido. Tem também o Cremma Chocolate, sobremesa feita com espresso, sorvete de chocolate, calda de chocolate gourmet, creme de leite, chantilly e raspas de chocolate.
Serviço: @acubanasorvetes| São cinco lojas: Elevador Lacerda, Pelourinho, Pituba (Madison Plaza), Rio Vermelho (Vila Caramuru) e Itaigara (Shopping Cidade).
- Latitude 13
Com exportação de produtos para a Europa, Estados Unidos e Ásia, o Latitude 13 se consolidou como uma das principais marcas de cafés especiais do estado. Produzido na Chapada Diamantina, os de origem das Fazendas Progresso e Aranquan, situadas em Mucugê e Ibicoara, já renderam à cafeteria a posição de finalista por três vezes consecutivas ao prêmio ‘Melhores do Ano Prazeres da Mesa’, levando o título em 2019 e 2020.
Serviço: @latitude13cafesespeciais | Unidades na Barra (Rua Doutor João Pondé, 378 – Barra) no Shopping Barra (3º piso), no Rio Vermelho (Av. Juracy Magalhães Júnior, 1624 – Rio Vermelho) e no Shopping da Bahia (3º piso).
5.Pasta em Casa
O chef Celso Vieira e a empresária Valeska Calazans têm o menu de Café da Manhã mais tradicional de Salvador. Na Padoca, os apaixonados por café irão encontrar, além do premiado Latitude 13, uma variedade de acompanhamentos como omeletes, tapiocas, croissants, sanduíches, cuscuz, açaí, salada de frutas, wafles, bolo, tortas e sucos.
Destaque também para o pão e o lassi (iogurte com cardamomo e mel) para tornar o momento ainda mais gostoso, se você não resiste a um café da manhã bem completo.
Serviço: @pastaemcasa | O cardápio de café da manhã é servido aos sábados e domingos, das 8h às 10h30 (Edf. Alpha Fitness Business).
- Sêmola Café e Brunch
A Sêmola é mais um lugar que vale a pena passar para tomar um café, sem medo de errar. São diversos combos bem completos com opções de bebidas e acompanhamentos doces e salgados, mas o destaque fica para o Çilbir (ovos turcos). A casa conta com refil às quartas e sextas, de café coado Latitude 13, porém, o cardápio conta com inúmeras opções e versões da bebida para experimentar.
Serviço: @semolaoficial | Endereço: Rua das Hortênsias, 398. Edifício Dom Feliciano, loja 1B – Pituba | Funcionamento: de quarta a domingo, das 8h às 19h.
7.Camucaju Confeitaria Brasileira
Com a primeira loja física inaugurada, a Camucaju – que já fazia sucesso nas redes sociais e com vendas delivery – acaba de ganhar um novo espaço no Rio Vermelho. Para acompanhar as delícias do cardápio, um café Garbo, diretamente da Chapada Diamantina: uma combinação muito bem-vinda.
Serviço: @camucaju.confeitaria | Endereço: Rua Oswaldo Cruz, 372 – Shopping Yemanjá – Rio Vermelho.
- Padoca do Carmo
Cuscuz, carne de fumeiro, ovo, queijo coalho, manteiga de garrafa e bolo de aipim: o combo Nordestino da Padoca do Carmo pede um café coado para acompanhá-lo. O lugar tem também outras opções de combos e um cardápio bem variado de pães artesanais e outras delícias.
Serviço: @padocadocarmo | Rua do Carmo, 13 – Santo Antônio Além do Carmo
- Cafélier
Tomar um café diante da visão panorâmica da Baía de Todos os Santos tem o seu valor. E o Cafélier não deixa a desejar na diversidade de possibilidades de degustar um bom café, desde a versão do café com Creme de Avelã até o café com Whisky. Também não faltam acompanhamentos no cardápio, até mesmo para quem prefere uma refeição mais robusta com sanduíches como o Matisse que leva peito de peru defumado, bacon e queijo cremoso.
Serviço: @cafeliercarmo| Rua do Carmo, 50 – Santo Antônio Além do Carmo
- Casa Castanho
A rabanada, o waffle de pão de queijo, o waffle vegano, o bolo de rapadura, a shakshuka e a tostada de parma com burrata são as especialidades da casa. E o café, claro, também tem destaque no cardápio com versões que vão desde o tradicional café coado a bebidas geladas como o Orange coffee.
Serviço: @casa.castanho| Avenida Princesa Isabel, 48 – Barra/ Rua Alexandre de Gusmão, 57 – Rio Vermelho.
Crédito: A Cubana/divulgação