Dizem por aí: a Bahia é o mundo. Mas alguns baianos dão mais cabimento à expressão, pois se comportam como porta-bandeiras do nosso estado. É o caso de Gefferson Vila Nova e Irá Salles, dois designers de moda que estão fazendo história com suas labels. Há pouco tempo atrás, os baianos abriram pontos de vendas em São Paulo e em Lisboa, respectivamente, e têm visto suas criações deslanchar mundo afora.
Em poucos meses de operação, Vila Nova já pôde observar o comportamento cosmopolita de quem frequenta a unidade europeia. “Lisboa é uma capital que recebe pessoas de vários países tanto da Europa quanto das Américas e Ásia. Nosso design tem um apelo internacional e o que percebemos é que a roupa agrada a esse público nômade. Hoje, temos clientes dos Estados Unidos, Alemanha, e também brasileiros que conheceram a marca através do nosso stockist lá em Lisboa”, frisa Geff, como é apelidado carinhosamente.
Apesar do salto para a Europa, Gefferson mantém os pés no chão e avisa que, apesar de haver nele um desejo de expandir para outros endereços, a realidade é burocrática. “Trabalhar com exportação exige muito da capacidade produtiva, compreensão sobre a aduaneira… Então, é preciso ir com calma, um passo sólido de cada vez”, ponderou ele.
Nascida em 2013, em Salvador, a Gefferson Vila Nova Label tem criações que combinam técnicas manuais, experimentações têxteis e acabamentos primorosos. Ousada, tem uma pegada que conecta elementos do sportwear, da alfaiataria, do demi couture e do high street. Em Lisboa, a grife está situada no coração da concept store Entourage LX, localizada no LX Factory. Vale dar um pulinho lá!
Passo importante
Irá Salles, que abriu, há pouco tempo, as portas de uma loja na Vila Olímpia, em São Paulo, consegue notar uma postura exigente do público paulistano. “É um consumidor que paga o valor, mas exige qualidade tanto do produto quanto do pós-venda. E a gente tem estrutura para isso”, garantiu. A estilista destaca que, como já possuía uma demanda na capital paulista para as suas bolsas, sapatos e acessórios, a inauguração da nova unidade “foi um passo muito importante para não só tirar a marca do âmbito baiano para o âmbito nacional”.
Ao retornar ao solo brasileiro, depois de uma curta temporada entre Paris e Londres, para participar das semanas de moda, Irá constatou que sua label “consegue se diferenciar” em termos de design e originalidade. “As pessoas param, olham o produto e falam: ‘nossa, isso é Brasil! É muito bom sentir esse reconhecimento perante o mundo, e no epicentro da moda, onde está tudo acontecendo, onde todos os grandes designers estão expondo”, finalizou a empresária.