Salvador sediará, entre os dias 1º e 3 de julho, a primeira edição do NZO OLORIN – Festival Nacional de Música de Terreiro. Com entrada gratuita, o evento ocupará diferentes espaços do Centro Histórico com uma programação dedicada à valorização das tradições de matriz africana.
Realizado pelo Ministério da Igualdade Racial em parceria com o Governo da Bahia, o festival reunirá artistas, grupos e coletivos de diversas regiões do país. As atividades acontecerão no Pelourinho e em equipamentos culturais como o Espaço Cultural da Barroquinha, a Escola de Dança da Funceb e a Casa da Igualdade Racial.

A abertura está marcada para 1º de julho, às 17h30, no Largo Quincas Berro D’Água, com a presença da ministra da Igualdade Racial, Rachel Barros. O primeiro dia contará com apresentações do Grupo Alafin Oyó, Pai Alfredo, Grupo Coletivo Cultural Bariri e Pradarrum – Ogan Gabi Guedes.
Além dos shows, a programação inclui oficinas, seminários e painéis sobre patrimônio cultural afro-brasileiro, juventude negra, economia criativa e preservação dos saberes ancestrais. O festival também prestará homenagens a alabês, xicarangomas e runtós, figuras fundamentais nas comunidades tradicionais.
Ao longo de três dias, o NZO OLORIN reunirá 15 atrações das cinco regiões do país e espera receber cerca de cinco mil pessoas. As inscrições para oficinas e debates podem ser feitas pela plataforma Sympla, enquanto os shows terão acesso livre, sem necessidade de retirada de ingressos.
Fotos: Divulgação
Veja também: Peça de Wagner Moura inicia turnê europeia com 29 apresentações
